Raças de cães de pequeno porte

Raças de cães de pequeno porte

 

Lhasa Apso

 

 

O Lhasa Apso é cão de pequeno porte e excelente para companhia. Comportado e fiel ao Dono, de caráter alegre e cheio de segurança, o Lhasa é um grande companheiro e também um cão de sentinela. Não costuma latir muito, é excelente para pessoas que moram sozinhas e em apartamentos, pois não necessitam de passeios ou exercícios diários. Tem ouvido apuradíssimo, percebendo barulhos em longa distância. A raça é bastante independente, podendo esperar o dono tranqüilamente por horas, sem "destruir" a casa por isso. E um cão profundamente quieto, calmo, e não é roedor. é capaz de ficar horas e horas deitado perto de seu dono. muito higiênico. Só faz as suas necessidades nos locais apropriados e ensinados. Nunca "suja " o lugar onde come ou dorme. Na Antiguidade, fazia a guarda dos templos religiosos no Tibete. Os monges preferiam o lhasa apso como cão de companhia, pois acreditavam ser um animal sagrado.O Lhasa é um cão com uma personalidade bastante definida e característica: late pouco, não é excessivamente efusivo, bastante reservado com pessoas estranhas e, acima de tudo, é um cão de um dono só, e uma vez eleito, o dono será o centro do seu universo. Apesar de seu aspecto de pelúcia, não é um cão de ‘colo’ e aprecia muito estar no ‘seu canto’, longe de agitações. Por estas características de apego à tranqüilidade, não é um cão muito recomendado para casas com crianças pequenas e/ou agitadas, porque ele certamente fugirá delas. A pelagem do Lhasa requer bastante cuidado e manutenção para ter o aspecto ser exuberante e saudável dos melhores exemplares. Recomenda-se que a escovação do cão adulto seja diária, de preferência com escovas metálicas, evitando assim a formação de nós nos pelos. O banho deve ser dado uma ou duas vezes por mês, tomando extremo cuidado para que a secagem dos pelos seja bem feita, evitando assim o aparecimento de problemas de pele.

 

 Yorkshire

O cachorro yorkshire também é chamado por York e yorkir e é uma raça de cachorro de pequeno porte e está no grupo dos cães terriers. É um dos cachorros mais companheiros que existem, por isso está geralmente nas casas das mulheres. O físico desse cão é pequeno, tem uma pelagem muito macia e lisa e fica bem comprida se não for aparada. A coloração do pelo do yorkshire é bem variável, mas fica entre tonalidades pretas e mais claras.A personalidade desse cachorro é ser muito carinhoso, afetuoso e mais independente, ótimo para os apartamentos. É um dos cachorros mais inteligentes que existe. Esse cachorro foi desenvolvido na Inglaterra, por isso o nome yorkshire. Ele nasceu mesmo na Escocia no século XI, quando servos e alguns trabalhadores puderam criar cachorros, mas somente cachorros que fossem muito pequenos. A criação da raça yorkshire é de créditos ao inglês Peter Eden, que também se tornou juiz de competições caninas. Ele pode chegar a viver até os 15 anos, tudo vai depender de sua vida junto a família que irá criá-lo. Eles podem chegar a pesar 3,5 quilo, mas sempre abaixo de 10 quilos e não são nem muito longos, nem muito pequenos, estão entre os cães mais equilibrados que existem.  Sobre a alimentação esse cachorro deve comer ração que tenham vitaminas A, D, E e K. e não devem ingerir alimentos como chocolate e nem doces, pois podem levar a diabetes e a obesidade que vão gerar complicações na estrutura interna do cão. Os banhos devem ocorrer a cada semana e o pelo pode ser seco ao vento, mas deve ser escovado, pois por ser muito fino, os pelos podem ficar embaraçados. Esse cachorro chega a custar até mil reais, mas pode ser encontrado a partir de 800 reais, em algumas lojas pecuárias e pet shops.

 Pinsher

Os cães da raça pinscher miniatura possuem pequeno porte, corpo esbelto e  pelagem curta. São populares no Brasil, apesar de que quase todos os exemplares  são mestiços.Sua pelagem pode ter diversas tonalidades de marrom, ou  pretos com marcas marrons no rosto, focinho, acima dos olhos, no queixo e  pescoço, nos dois lados do peito, metatarso, pernas dianteiras, patas, face  interna das pernas traseiras e na região anal.São cachorros semelhantes ao dobermann, tendo origem em  comum, mas não são uma miniatura dessa raça, como muitos pensam.

Os pinschers, por serem pequenos, são uma opção para  moradores de apartamentos. São inteligentes e leais, embora tenham o instinto de  cão de guarda e apresentem a tendência de latir para estranhos.Esses cães precisam ser acostumados com outros cachorros  para evitar brigas, pois mesmos pequenos e de pouca força, podem atacar animais  muito maiores.Têm tendência a obesidade, e por isso necessita de  alimentação balanceada e controlada. Outra fragilidade é a propensão a acidentes  pela ousadia combinada ao tamanho reduzido (cuidado com quedas), fraturas em  raças pequenas são mais complicadas de tratar.Vivem por longos anos se criados em um ambiente adequado (o  que inclui alimentação e cuidados veterinários), é comum que ultrapassem os 15  anos de vida.As crias geralmente variam de 3 a 6 filhotes.

 Pug

Esse cãozinho exótico e charmoso é originário da China. Os Pugs exercem exclusivamente a função de cães de companhia desde os primórdios de sua existência. São encantadores cães de pequeno porte, de proporções compactas e sólidas, movimento garboso, muito divertidos e alegres. Têm a cauda enroscada e o focinho achatado com máscara preta. São ótimos companheiros para crianças e pessoas de todas as idades, inclusive idosos, pois estão sempre de bom humor, simpáticos e muito bem dispostos a divertir os donos e outras pessoas, já que costumam ser festeiros também com desconhecidos. Além do que, são super charmosos, carinhosos e muito inteligentes!

Também são chamados de Mops ou Mopshond (na Holanda e Alemanha), Carlin (na França), Carlino na Itália e Doguillo na Espanha.

O Pug é um companheiro muito carinhoso e alegre, que gosta de estar junto dos donos, sejam crianças ou adultos, pois é apaixonado pelas pessoas e muito comunicativo. É um pequeno cão com um grande coração! Ter um ou mais Pugs em casa é sinônimo de alegria, carinho, divertimento e companheirismo, como poucos cães podem oferecer! É uma raça com ótimo equilíbrio mental, sendo um excelente e confiável companheiro para crianças. Ele gosta de tirar várias sonecas durante o dia e ronca um pouco (ou muito!) durante elas, mas depois que você se acostuma, até sente falta quando ele não está por perto!
O Pug tem uma respiração ofegante por natureza, devido ao seu curtíssimo focinho e também funga, resmunga e suspira. É ciumento mas não é de brigar com outros cães e bichos da casa, apesar de ser muito valente. Tem uma voz grossa e rouca, e faz o estilo silencioso, não sendo de latir à toa. É para viver dentro de casa e não no jardim, e por ter um tamanho pequeno e não ter cheiro, pode viver perfeitamente bem em apartamentos. Comporta-se muito bem em passeios e viagens de carro e não é de enjoar. E apesar de ter focinho curto, o Pug não baba.
Devido ao focinho muito curto, o Pug não deve ser levado para passear nas horas mais quentes do dia e nem para longas caminhadas. Corridas então, nem pensar! Também nunca deixe um Pug preso no carro, pois pode ser fatal.
Limpe as dobrinhas sobre o nariz 1 vez por semana com um algodão e óleo infantil, para evitar mau cheiro.
Pugs soltam pelo, mesmo não sendo época de muda. Escove seu Pug pelo menos 3 x por semana, com uma escova macia.
Controle a quantidade e a qualidade da comida, pois eles tendem a ser muito comilões e podem ficar obesos, o que não é bom para a saúde. Os Pugs devem ser cães compactos, sólidos, musculosos e parrudos, e não banhudos!
Os olhos do Pug são grandes e não contam com um focinho longo à sua frente para protegê-los, então tenha cuidado com plantas pontudas ou espinhosas e objetos pontiagudos.
 
Chiuaua
 
  
 

 O Chihuahua deve seu nome à região de Chihuahua no Norte do México, onde acredita-se que a raça teria se originado. Acredita-se que o chihuahua é descendente de pequenos cães criados pelos Toltecas, um povo que habitou o México antes dos Astecas.O Chihuahua é a menor raça de cães do mundo. A estatura está compreendida entre 16-22cm e é proporcional ao peso, que vai de 1,0 a 3,0 kg. Existem duas variedades, o pêlo longo e o pêlo curto. Os chihuahuas podem ter várias cores e são conhecidos pelas suas grandes orelhas em pé. Filhotes de chihuahuas às vezes são confundidos com hamsters por causa das suas caras apertadas, tamanho extremamente pequeno. Todas as cores são admissíveis, inclusive todas as combinações de cores, quanto mais exótico melhor.São conhecidos pela sua personalidade e lealdade, mas não são recomendáveis para as crianças por causa do seu tamanho e pela fragilidade. No entanto, sua agilidade, inteligência e tamanho os fazem adaptáveis a vários ambientes. Esta raça está entre as mais recomendadas para companhia de idosos (4ª colocação no ranking das melhores raças para idosos) pequena, de fácil manutenção, carinhosa e que não exige muitos exercícios.O chihuahua é excelente cão de apartamento, que também gosta de acompanhar seu dono em caminhadas. Cães desta raça não gostam muito do frio e podem vir a precisar de agasalho em regiões muito frias. Muitos chihuahuas tendem a focalizar seu amor e devoção a uma pessoa apenas, tornando-se extremamente ciumentos aos relacionamentos daquela pessoa. Por fim, os Chihuahuas tem um temperamento dócil, além de ser é um cão esperto, alerta e muito valente.

Poodle Micro Toy

Eles são cãezinhos muito pequenos, e por isso frágeis. Não deixe que eles sejam carregados por crianças pequenas, que podem deixá-los cair e provocar um acidente. Mas de maneira geral eles são cãezinhos dóceis e amáveis, ideais para espaços menores como apartamentos. Os Poodles, de maneira geral, podem viver até 18 anos e as doenças mais comuns para essa raça é a catarata, problemas na coluna, joelho, entre outras.

A ração para o Poodle Micro Toy deve ser a direcionada para raças pequenas. A qualidade da ração é medida pela especificação (em ordem decrescente de qualidade e preço): Super premium, Premium e Standard. Tente de alguma forma conciliar uma boa marca e um bom preço.

No mais, certas regras valem para qualquer raça de cachorro: Saia com ele para passear todos os dias, ensine-o a fazer as necessidades em um local específico, mantenha sempre limpos os lugares onde eles fazem as necessidades, mantenha sempre limpo o lugar que o cachorro costuma ficar, dê banho semanalmente ou quinzenalmente (isso depende da frequência com a qual o cachorro costuma se sujar).

 

 

Basset Hound

 

O Basset Hound é um cão de pernas curtas, e considerável substância, bem balanceado e cheio de qualidade. Tenaz, de uma antiga linhagem que caçava pelo faro, possui um instinto de matilha, de voz melodiosa e profunda, e de uma grande resistência no campo. Plácido, nunca agressivo ou tímido. Muito afetuoso.A raça Basset Hound é antiga e aristocrática.

Por ser possuidor de grande paciência e incrível faro, o Basset Hound era utilizado na caça de lebres, coelhos, faisões e raposas.
É um cão rústico, de pelagem curta, que vive perfeitamente bem em apartamentos, fazendas ou casas. O olhar pensativo e a expressão melancólica do Basset Hound enganam muita gente. Na verdade ele é uma cão alegre, brincalhão extremamente amável e que faz amizades com facilidade. As crianças o adoram e ele sabe muito bem retribuir esse carinho. É um excelente companheiro, possuindo temperamento equilibrado, não sendo agressivo nem tímido. É muito devotado ao dono e inteligente.Dificilmente briga com outros cães e, em geral é extremamente carinhoso com as pessoas.