- Início
- O que preciso saber antes de ter um bichinho?
- Raças de cães de pequeno porte
- Raças de porte médio
- Cães de grande porte
- Cuidados com o seu Cão
- Cachorroterapia
- Gatos
- Cuidados com o seu gato
- Pássaros de estimação
- Cuidados com seu pássaro
- Peixes Ornamentais
- Montando seu Aquário
- Roedores
- Cuidados com os Roedores
- Bichos de estimação exóticos
- Animais famosos
- Animais famosos
- Contactos
Total de visitas: 34752
Cães de grande porte
Labrador
Acredita-se que a raça conhecida hoje como Labrador Retriever veio da Newfoundland, não do Labrador, como o nome sugere. Ele teria sido desenvolvido pelos pescadores da Newfoundland, pois precisavam de um cão menor para ajudá-los na pesca, pois o Newfoundland era um cachorro muito grande e desajeitado, queriam também um cachorro com bons ossos e patas fortes para carregar cargas pesadas e além de tudo um bom Retriever. Deveria ter pelagem densa para que o protegesse da água gelada e também ser um bom nadador. Foi buscando essas características que se chegou na raça Labrador Retriever de hoje. Os Labradores são cães inteligentes, obedientes, com forte desejo de servir. De natureza gentil, sem indício de agressividade ou indesejável timidez.
Um bom Labrador está sempre querendo agradar seu dono, tornando fácil o treinamento para obediência, possui um ótimo faro e um corpo atlético.É um cachorro bem humorado, amável, leal e totalmente confiável com crianças, este cão torna-se menos confiável ao tomar atitudes de defesa apenas.Pode parecer adaptável a qualquer estilo de vida, mas não é apropriado para uma vida urbana sedentária, pois precisa de muito exercício, como correr e nadar. Outra observação, é uma raça que necessita muita atenção de seus donos, caso contrário pode se tornar um "destruidor" de objetos, principalmente sapatos, meias e pés de móveis.
Boxer
Boxer é uma raça de origem alemã. Chegou a ser treinado como cão militar mas acabou sendo substituído por outras raças nesta função. Apesar da aparência agressiva, belicosa e da natureza extrovertida, ele é suficentemente dócil para ser usado como guia em certos países.
Machos adultos medem entre 55,9 cm e 63,5 cm de altura enquanto as fêmeas estão entre 53,3 e 58,4 cm aproximadamente. Sendo que o macho não deve medir menos que o mínimo nem a fêmeas deve ultrapassar o máximo.É um cão dinâmico e dominador, é leal ao dono e bastante corajoso. É muito brincalhão mesmo depois de adulto, o que mostra ser uma grande opção para quem quer um cão para crianças. Possui forte ligação com a família e é bastante desconfiado de estranhos, sendo uma ótima opção para quem busca um cão de guarda.
Os boxers não só se comunicam com outros cachorros como também podem fazer com que suas emoções e desejos sejam percebidos pelos humanos. É uma raça considerada inteligente, porém o dono deve saber como educá-lo, sua educação deve ser firme, precoce e paciente, para que ele se habitue a obedecer.Vive melhor em casas com espaço para se exercitar, porém serve como uma opção para quem vive em apartamentos também, desde se tenha o habito de levá-lo para passear.Os boxers têm um modo muito especial de fazerem-se entender pela linguagem corporal e pela mímica.
Alegria: os boxers, como outros cachorros , também expressam prazer sacudindo o rabo.
Medo: um boxer mostra medo pondo seu rabo entre as pernas. Reage com o mesmo comportamento quando faz alguma travessura e você o chama em seguida. Com a cabeça inclinada e o rabo comprimido entre as pernas, dirige-se furtivamente para você.
Olhos expressivos: os olhos do Boxer expressam freqüentemente seus sentimentos. Porém, para se interpretar esses sentimentos corretamente, você precisa conhecer seu animal há algum tempo: seu olhar suplicante quando quer conseguir o presente ; seu olhar de impaciente quando o passeio diário terminou há muito tempo e ainda a expressão feliz em seus olhos quando ele percebe que sua companhia é bem vinda.
Prontidão: se um ruído estranho, por exemplo, chama a atenção do seu boxer, ele empinará a cabeça e enrugará a testa.
Satisfação: em passeios você seguramente verá seu boxer cheio de prazer, se jogar na grama e rolar de um lado para outro repetidamente. Ele está transbordando de alegria e este comportamento é um sinal de seu bem estar. Ele se sente bem particularmente, deitará de lado totalmente relaxado. Deitar de costas é uma expressão de intimidade absoluta.
Submissão: deitado de costas, o boxer também expõe seu pescoço. Isto é um gesto de submissão. Você verá isto repetidamente também durante lutas por classificação. O cachorro mais fraco deita de costas e mostra seu pescoço para o outro cachorro. Deste modo ele demonstra que é o perdedor. O impulso de morder do cachorro mais forte, diante disso, é inibido por sua postura comportamental. Afinal de contas, o propósito de detrminar que é o melhor cão foi cumprido.
Tristeza: se seu boxer estiver, se enrolará como uma bola. Se você o castigou, ele pode estar muito ofendido. Alguns boxers se afastam e não reagem até mesmo a agrados ou palavras amáveis.
Akita
Originário do Japão, a raça Akita ou também chamada de Akita Inu (“Inu” = cão – em japonês) recebeu esse nome em homenagem à província de Akita.
Esse cão possui uma aparência de lobo, tendo as fêmeas um porte menor do que os machos. O seu peso oscila entre os 33,7 e 48,6Kg. Podem apresentar as seguintes cores: branco, sésamo (pelagem vermelha com pontas pretas), vermelho e tigrado.
Esta raça tem uma esperança média de vida de aproximadamente 12 anos de idade. É uma ótima opção para crianças por ser muito paciente. Late pouco, normalmente quando é necessário. Costuma uivar quando está necessitando de alguma coisa.
O akita é um cão geralmente afetuoso, seguro, protetor e bem corajoso. Por ser uma raça esportiva é ideal para acompanhar seus donos durante caminhadas e passeios. Não é indicado para quem mora em apartamentos, pois mesmo sendo um cão calmo e silencioso necessita de espaço para se exercitar.
É possessivo com seu território e com seus donos, o que faz desta raça excelente guardiã, tanto de propriedades quanto pessoal. Por ser muito apegado ao dono é também apelidado de “cão de um dono só”.
É um cão bastante inteligente, porém precisa ser ensinado para atender ao dono. O ideal é que se habitue o Akita, desde filhote, a conviver com pessoas “estranhas” para que se garanta um maior controle das suas reações em situações inesperadas. Dificilmente atende ordens de estranhos.
Husky Siberiano
São animais muito ligeiros e movimentam-se com graciosidade. Os machos medem de 53,5 cm a 60 cm e pesam entre 20 kg a 28 kg; as fêmeas medem de 50,5 cm a 56 cm e pesam entre 15,5 kg a 20 kg.
A pelagem do Husky Siberiano é dupla, de comprimento médio, mas não tão longa ao ponto de camuflar as linhas bem definidas do animal. O subpêlo é macio e denso, retos e assentados, de cor desde o preto até o branco puro; é comum uma variedade de marcações na cabeça.
São animais muito independentes, ativos, inteligentes, amigáveis, gentis e expansivos, não são possessivos e nem desconfiados com pessoas estranhas. São muito enérgicos, por isso precisam de muito espaço para brincar; possuem instinto de caça, podendo perseguir outros animais, como ratos e gatos.
Dálmata
A harmonia de linhas, a simpática vivacidade e principalmente a típica pelagem manchada fazem dele uma raça de luxo muito apreciada, além de ser um cão de companhia que se distingue por seus desenvolvidos dotes de fidelidade e inteligência.
O Dálmata é um cão que não requer muitos cuidados especiais. Extremamente ativo e brincalhão, precisa de muito exercício.
É especialmente dedicado ao dono, seguindo-o qualquer que seja seu meio de transporte. Extremamente dócil e amoroso, caracteriza-se como uma raça leal, inteligente e ativa e manteve sua popularidade por muitos anos.
Esta popularidade pode ser atribuída em grande parte ao "empurrãozinho" de Walt Disney e seu "Os 101 Dálmatas", em 1961, filme no qual a vilã cobiça a maravilhosa pelagem branca enfeitada pelas pintas escuras para fazer um casaco.
Criadores do mundo todo admitem que a popularidade do Dálmata esteve intimamente ligada ao grande sucesso do desenho animado - e do seu relançamento em vídeo e da nova versão em 2006. Vários países, entre eles Inglaterra, Itália e Japão, assistiram a uma duplicação do número de registros de nascimentos de Dálmatas. Na Inglaterra e na Itália, a raça esteve durante anos entre as 14 mais procuradas; no Japão, ocupou o 26º lugar. Nos Estados Unidos, o Dálmata permanece entre as onze mais desde 1993 (em 1994, o Dálmata era a 9ª raça a mais registrada).
SER DÁLMATA É...
- Atrair olhares admirados com sua beleza
- Ostentar elegância
- Ser elétrico por natureza
- Precisar de muito movimento
- Distribuir alegria por onde passa
- Estar sempre pronto a corridas e caminhadas
- Ser brincalhão, meigo, sociável e dócil com crianças
- Ter afinidade com cavalos
- Desconfiar de estranhos, e avisar sua presença, com latidos de alerta
- Conviver bem com outros animais
- Ser rústico, limpo e ter uma saúde de ferro
- Adorar passeios de carro
- Apreciar a companhia do dono
- Viver bem dentro de casa
Golden Retriever
O Golden Retriever é um cão famoso por seu porte majestoso e elegante, a beleza de seu pelo creme-dourado e sua expressão doce e amigável. É a raça mais popular no Japão e a terceira mais popular na Inglaterra. Muitas qualidades são a causa dessa popularidade do Golden Retriever.
É um cão extremamente inteligente e obediente. Deseja agradar o dono a qualquer custo. No livro “A inteligência dos cães” de Stanley Coren o Golden Retriever ocupa o quarto lugar no quesito inteligência/obediência. É um cão observador, capaz de associar causa e feito de suas ações. Por estas qualidades é muito requisitado como cão guia de deficientes visuais e na terapia de pacientes com doenças físicas e mentais. Seu faro aguçado também o torna cão farejador de drogas e ajudante na busca de sobreviventes de desastres.
É um cão extremamente amoroso, companheiro das crianças e afetuoso com estranhos. Por isso não serve como cão de guarda. Adora e precisa fazer exercícios físicos para gastar energia, sendo capaz de companhar intensamente o dono em caminhadas e corridas. É também um excelente nadador!
Cuidados com o Golden Retriever:
- Seu pelo deve ser frequentemente escovado para se manter bonito.
- As unhas devem ser aparadas uma vez por mês.
- Deve tomar banhos quinzenalmente.
- Fique atento ao peso do Golden Retriever. É uma raça com tendência à obesidade e por isso os exercícios físicos e uma dieta equilibrada são importantes.
- Dedique diariamente seu tempo ao Golden, pois ele pode se deprimir se ficar muito tempo sozinho e sem companhia.
- Treine o seu Golden Retriever, ele se sente estimulado com treinamentos pois sua inteligência é ainda mais exercitada.
- Leve-o para um check-up no veterinário ao menos uma vez ao ano. As doenças mais comuns da raça, como displasia da anca, catarata e doenças cardíacas devem ser rastreadas anualmente.
São Bernardo
O cachorro São Bernardo é originário dos Alpes Suiços e durante muito tempo teve uma grande importância nessa região. O São Bernardo cumpria inicialmente a função de guardar propriedades e no século XVIII passou a ter um importante papel no resgate de vítimas de soterramento nas altas montanhas suíças. Além de encontrar as vítimas soterradas os cães saíam par buscar ajuda nas imediações. Segundo relatos, existiu um cão chamado Barry que em seu currículo foi responsável por mais de 40 resgates nos Alpes Suíços! O São Bernardo também tem um representante famoso: o Beethoven, você se lembra dele? Personagem principal de um filme dos anos 90. Vejamos, pois, as suas características físicas, seu comportamento e quais os cuidados especiais com essa raça.
Características :
O porte do São Bernardo é grande.
O peso de um cão São Bernardo macho e adulto é entre 75 kg e 95 kg.
Sua pelagem pode ser comprida ou curta, sendo que a original é a pelagem curta, e a comprida o resultado de um cruzamento com o cão da raça Terra-Nova.
É um cão musculoso, forte e robusto
Possuem o faro bem desenvolvido
Suas orelhas são triangulares, grandes e caídas
A cor de seu pelo geralmente é branca com uma mancha caramelo nas costas.Possui os olhos e as orelhas manchados de preto.
São cães amáveis, dóceis e calmos
São leais e protetores com os donos (lembre-se do filme Beethoven!)
O São Bernardo adora crianças e é um excelente cão protetor
São bons cães de guarda, com comportamento alerta e atento, apesar de que é mais pelo porte grande que acaba assustando pessoas estranhas.
Pelo fato de terem o faro muito bem desenvolvido, trabalham facilmente em trabalhos de resgate.
Por ser um cão de porte grande e comportamento ativo o São Bernardo precisa caminhar todos os dias, principalmente quando o espaço da casa é restrito.
O pelo do São Bernardo deve ser escovado de 1 a 2 vezes por semana.
Deve-se ficar atento à alimentação do São Bernardo, pois cães de porte grande têm tendência à obesidade.
As doenças mais comuns à raça São Bernardo são: dermatites, torção e dilatção gástrica, displasia do cotovelo e da anca.
Pastor Alemão
O pastor-alemão, chamado de “pastor-ovelheiro” em alguns países latino-americanos de idioma espanhol ou lobo-da-alsácia (devido a sua grande semelhança com o lobo), é uma raça muito jovem, que conta com aproximadamente 120 anos de existência.Essa raça, quando bem controlada, revela-se uma das mais valiosas colaboradoras do homem em todas as missões que lhe são designadas.